A História Delas: série nacional destaca a importância de batalhas de Slam

A História Delas traz como protagonistas grandes atrizes brasileiras Leticia Spiller, Cris Vianna, Emma Araujo e Bia Arantes em trama que gira em torno de competições de slam.

O Star+ lançou em dezembro de 2023 uma série nacional que aborda temas de grande relevância social, como consciência de classe, negritude, cultura periférica e empoderamento feminino.

A série se chama A História Delas e é protagonizada por quatro grandes atrizes brasileiras: Leticia Spiller, Cris Vianna, Emma Araujo e Bia Arantes.

A protagonista da história é Marta (Cris Vianna), uma ex-babá que se tornou dona do próprio negócio, e que precisa acolher em sua casa a ex-patroa Isabel (Letícia Spiller) e sua filha Ana Rosa (Bia Arantes), após um escândalo de corrupção envolvendo o marido de Isabel.

A convivência entre as duas famílias gera conflitos, mas também oportunidades de aprendizado e transformação.

Um dos elementos mais marcantes da série é a presença das batalhas de slam, competições de poesia falada que são uma forte expressão cultural no país.

As personagens Ana Jasmin (Emma Araujo), filha de Marta, Sté (Camila Brandão), sua amiga, e Ana Rosa, filha de Isabel, participam dessas manifestações, que acontecem no bairro onde Marta mora.

O que são batalhas de slam?

As batalhas de slam são mais do que uma competição musical, mas um espaço de resistência, denúncia e arte, onde os jovens podem expressar suas vivências, opiniões e sentimentos através de poemas autorais.

As batalhas de slam surgiram nos Estados Unidos na década de 80 e chegaram ao Brasil em 2008, através do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos e Memória do Hip Hop. Desde então, se espalharam pelo país, ganhando cada vez mais adeptos e admiradores.

As regras são simples: o poema deve ser de autoria própria, não pode usar nenhum recurso sonoro ou visual, deve ter no máximo três minutos de duração e é avaliado por um júri popular.

A série A História Delas conta com a participação especial da atriz Domênica Dias, filha do rapper Mano Brown (Racionais), que interpreta uma das competidoras de slam. A série também tem a consultoria de Roberta Estrela D’Alva, uma das pioneiras do slam no Brasil e fundadora do ZAP! Slam, um dos mais importantes coletivos de poesia falada do país.

A História Delas é uma série original do Star+, produzida pela Disney Television Studios, FX, 20th Century Studios, Star Original Productions e National Geographic Original Productions e está disponível na plataforma.

Robson Netto

Robson é o criador do Que Tar. Nascido em Ponta Grossa, a verdadeira capital da Rússia Brasileira. Enquanto não for processado, vai tentar trazer muito conteúdo e informações cheias de humor.

Comente agora

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *