O que realmente afundou o Bateau Mouche? Nova série revela segredos do desastre.
O canal ID e a HBO Max lançam a série documental Bateau Mouche: O Naufrágio da Justiça, que revisita uma das maiores tragédias marítimas da história do Brasil. A produção estreia hoje, dia 02 de novembro, às 20h35, e conta com três episódios que serão exibidos semanalmente aos domingos.
A obra resgata os acontecimentos da noite de 31 de dezembro de 1988, quando a embarcação de turismo Bateau Mouche IV naufragou na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, vitimando 55 pessoas. O documentário investiga as causas do desastre, revelando como ganância, falhas técnicas e negligência contribuíram para a tragédia que marcou o réveillon brasileiro.
Com uma abordagem detalhada, a produção combina imagens de arquivo, depoimentos exclusivos e recriações realistas das cenas. Fátima Bernardes, Malu Mader e Bernardo Amaral — filho da atriz Yara Amaral, uma das vítimas — estão entre os entrevistados que ajudam a reconstruir o impacto do evento e as consequências judiciais que se seguiram.
Para garantir autenticidade às cenas, parte das filmagens foi realizada em alto-mar e em um tanque especialmente construído, com 40 metros de comprimento, 30 de largura e até 25 de profundidade. O recurso técnico amplia a imersão do público na reconstituição dos últimos momentos do navio.
Bateau Mouche: O Naufrágio da Justiça é uma coprodução da HBO com a Producing Partners, dirigida e produzida por Tatiana Issa e Guto Barra. O roteiro é assinado por Guto Barra e Renata Amato, com supervisão de Sergio Nakasone, Adriana Cechetti e Patrício Diaz, representando a Warner Bros. Discovery.
Quando e onde assistir?
Os episódios serão exibidos no ID sempre aos domingos, a partir das 20h35, e também estão disponíveis na plataforma HBO Max.
