Como o ponta-grossense pode ajudar durante a pandemia de Coronavírus

Com a confirmação e o crescimento dos casos confirmados de coronavírus no mundo todo, inclusive em Ponta Grossa, você sabe como fazer a sua parte para ajudar?

Estamos vivendo um período muito complicado em vários aspectos da sociedade, com a pandemia de coronavírus decretada pela Organização Mundial da Saúde, e a confirmação do primeiro caso (até o momento) em Ponta Grossa, já devemos nos preparar para impactos na economia, saúde pública e até mesmo saúde mental.

Baseado em algumas publicações, e contando com a colaboração dos amigos do Feicebuque, este post será atualizado constantemente com as dicas de vocês.

Como o ponta-grossense pode ajudar, o que ele pode fazer ou não fazer, como colaborar de alguma forma enquanto a pandemia ainda estiver em pauta?

 1 – Fique em casa!

Eu sei, todo mundo já está falando nisso. Mas é um fato, ficar em casa diminui as chances de contágio. A transmissão do vírus COVID-19 se dá por meio de vias respiratórias, contato físico ou contato com superfícies contaminadas.

E nós também sabemos que há pessoas que não podem deixar de trabalhar, por diversos motivos, e também moradores de rua que talvez não façam ideia de tudo o que está acontecendo.

A medida que mais se mostra eficaz em qualquer país é o isolamento social. De acordo com a médica Vanessa Martins, o melhor que podemos fazer é ficar em casa a maior parte do tempo, higiene das mãos com água e sabão e só sair de casa se realmente necessário – para comprar comida ou ir na farmácia.

O que salva vidas depende mais de nós do que qualquer outra medida. Use máscara se apresentar sintomas de gripe. Basta uma pessoa não colaborar para infectar a vários. Seja um herói ficando em casa!

2 – Siga as recomendações de prevenção

  • Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel
  • Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir
  • Evite aglomerações se estiver doente
  • Mantenha os ambientes bem ventilados.
  • Não compartilhe objetos pessoais.

3 – Compre dos pequenos negócios

Valorize os pequenos negócios da sua cidade, há muitas chances de que micro e pequenas empresas locais sejam as mais afetadas.

Em entrevista ao Diário dos Campos, Tônia Mansani, coordenadora de fomento ao empreendedorismo e inovação de Ponta Grossa, comenta que são os pequenos negócios que fazem com que o dinheiro circule na cidade e que devemos incentivar as compras, por meio das redes sociais e serviços de entrega.

4 – Incentive o serviço delivery/entregas

A alternativa mais viável, e ainda permitida legalmente, para que as empresas continuem ativas no mercado nestes dias é o serviço de entregas por delivery.

Você provavelmente já conhece alguma empresa que já realizava entregas ou alguma que, agora, optou por esta alternativa. E veja só, o serviço de entregas não se limita apenas a restaurantes ou supermercados.

Em nossa campanha no Instagram, com a tag #EntregaEmPG, estamos divulgando as empresas da cidade que estão realizando entregas.

Acesse nosso Instagram @feicebuqueblog para participar da campanha.

5 – Doe o que não fará falta

Tem muita gente boa por aí!

E também, tem muita gente precisando do que você, talvez, não faça uso.

Ponta-grossense disponibiliza alimentos e produtos de higiene em frente de casa
Ponta-grossense disponibiliza alimentos e produtos de higiene em frente de casa | Fonte: G1 Paraná

Inspire-se com atitudes como a da Suelen, que criou um “mini-mercado colaborativo” na frente de casa para doar alimentos e produtos de higiene para a população carente.

6 – Ajude quem não pode sair de casa

Sabemos que os idosos, assim como portadores de doenças como diabetes, asma, hipertensão e outros, são considerados grupos de risco no contágio do coronavírus.

Em meio à tantas correntes que circulam pela internet, vemos o movimento de algumas pessoas que se voluntariaram a ajudar com pequenas ações, como ir ao supermercado fazer compras, a fim de que as pessoas de risco continuem em casa e evitem o contágio.

 Os moradores encontraram uma forma de evitar a exposição ao corona vírus de moradores mais idosos.
Os moradores encontraram uma forma de evitar a exposição ao corona vírus de moradores mais idosos. Fonte: Twitter @EdsonOld

É importante tomar cuidado, se você receber algum pedido de ajuda voluntária, certifique-se de que é de uma pessoa confiável para entregar dinheiro em mãos ou até mesmo trazer para dentro de casa.

No final das contas, estas dicas e recomendações não se limitam aos ponta-grossenses, não é mesmo? Coloque em prática, fique atento à qualquer sintoma e nada de pânico!

Corrente de ajuda no Facebook
Corrente de ajuda no Facebook | Reprodução: Facebook / ARede

7 – Incentive correntes do bem!

Viu algum post nas mídias sociais de pessoas pedindo ajuda? Analise e tente colaborar de alguma forma. Algumas pessoas estão oferecendo serviços que possam realizar de sua casa (home office), outras pedem ou ofertam a doação de alimentos, produtos, serviços…

Como você pode ajudar?

COLABORE COM ESTE POST!

Deixe a sua sugestão nos comentários: COMO O PONTA-GROSSENSE PODE AJUDAR?

Curtiu este Post?
Deixe a sua Reação!

Robson Netto

Robson é o criador do Que Tar. Nascido em Ponta Grossa, a verdadeira capital da Rússia Brasileira. Enquanto não for processado, vai tentar trazer muito conteúdo e informações cheias de humor.

Comente agora

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *